A presença do Gabinete de Transição Energética da COMENERG na ENERXÉTIKA 2026 permitiu aproximar o projeto de entidades, profissionais, municípios, empresas e cidadãos interessados em avançar para um modelo energético mais local, participativo e sustentável.
Durante a feira, realizada em Silleda, a COMENERG contou com um espaço próprio a partir do qual foi apresentado o trabalho impulsionado pela Deputación de Ourense, em colaboração com os parceiros do projeto, para apoiar a criação de comunidades energéticas na província de Ourense e no território transfronteiriço do Alto Minho.
O projeto, cofinanciado pela União Europeia através do programa Interreg Espanha-Portugal, trabalha com um objetivo claro: facilitar que municípios, empresas e cidadãos possam participar em novas fórmulas de produção, consumo e gestão partilhada de energia renovável.
A participação na ENERXÉTIKA representou uma oportunidade para dar visibilidade ao papel da COMENERG como ferramenta de acompanhamento técnico, informação e dinamização territorial, reforçando uma ideia-chave:
a transição energética também se constrói a partir dos territórios, da cooperação e da participação local.
Recent Comments