Um passo firme para uma província mais sustentável e autosuficiente.
✅ Ontem celebramos em San Cristovo de Cea uma nova jornada informativa do projecto COMENERG, que serviu também como reunião do Comité de Participação, com a assistência de:
🔹 O deputado de Meio ambiente e Energia, José María Lago
🔹 O alcalde de Cea, José Luis Valladares Fernández
🔹 O alcalde de Coles, Manuel Vázquez Rodríguez
🔹 O alcalde de Piñor, José Luis González Rodríguez
🔹 Representantes de Comunidades de Montes e mais de 30 vizinhos e vizinhas interessadas
🗣️ A sessão começou com a intervenção das autoridades, seguida pela exposição técnica a cargo do Escritório Trans-fronteiriço de Apoio à Transição Energética e a empresa Sertogal, que explicaram:
- O conceito de Comunidade Energética Local
- Exemplo real de autoconsumo colectivo
- Mecanismos de participação, financiamento e modelo jurídico
💬 O debate posterior foi muito enriquecedor, com perguntas sobre a rentabilidade, a duração das instalações, a recolhida dos componentes ao final de sua vida útil, ou a participação das Comunidades de Montes, que gerou muito interesse por seu possível envolvimento directo.
🤝 A jornada fechou-se com um ambiente de colaboração, diálogo aberto e vontade de seguir avançando na autonomia energética local.
💡 Graças a todas as pessoas participantes por construir conosco um futuro mais sustentável e consciente.
#COMENERG #ComunidadesEnergéticas #DeputaciónDeOurense #TransiçãoEnergética #EnergíaRenovável #OurenseSustentável #Cea #Piñor #Coles #EnergíaLocal #Autoconsumo